O que fazer na quarentena se você também é freelancer

A minha última semana foi assim: CORONA VIRUS + ANSIEDADE + EXCESSO DE INFORMAÇÕES + CRISE + QUARENTENA = CAOS MENTAL. O que me ajudou a raciocinar sobre tudo o que está a passar foi refletir sobre algumas perguntas e recomendo que pense sobre elas também:

  1. Qual é o tamanho do meu problema? Demorei alguns dias para analisar o quanto fui afetada pela crise e perceber como isso poderia me prejudicar a curto, médio e longo prazo.
  2. Quem vai me ajudar? Não precisamos passar por nada disso sozinhas. Então, fiz uma lista das pessoas que podem me ajudar a superar este momento e de que maneira eu também poderia ajudá-las.
  3. Qual a saída de emergência mais próxima? É importante que saiba exatamente quanto dispõe de reserva financeira para se manter. Se ainda não possui fundo de emergência, é a hora certa para começar a se organizar. Eu faço um excel de tudo! Esses dados me dão a segurança necessária para tomar decisões.

Pronto, agora já percebi tudo o que está a acontecer comigo e com o meu negócio. É hora de pensar no futuro! É hora de planear as minhas ações e avaliar todos os cenários. Nada sai do papel sem que tenha sido validado numa estratégia!

A minha “quarentena forçada” pode me ajudar a planear com calma qual será a estratégia daqui para frente. Portanto, o que eu pretendo fazer na minha quarentena:

  • Rever o meu Posicionamento, Público – alvo e Persona: Quem vai me ajudar é a MARAVILHOSA da Vero!
  • Melhorar e otimizar o meu website: Quem vai me auxiliar nisso vai ser o André!
  • Otimizar os meus processos e desenvolver novos materiais de Excel: Quem tá comigo nessa são as meninas do InCursos.
  • Finalizar todo o material do meu primeiro Workshop presencial: Claro que não estou sozinha! A Bianca e a Thaís são as loucas que também acharam essa ideia genial ♥
  • Dar feedback para os materiais de comunicação do Synergy e manter contato com a comunidade linda que tem lá!
  • Manter contato com a equipa incrível do Porto i/o =)
  • Avaliar novas parcerias para oferecer novos serviços.
  • Fazer um novo modelo de contrato de trabalho Freelancer.
  • Reescrever o texto do LinkedIn.
  • Escrever e publicar 4 artigos (agora faltam 3)
  • Fazer os cursos disponibilizado gratuitamente (ver abaixo)
  • Organizar as minhas pastas no computador e arquivos no drive.
  • Produzir conteúdo: neste cenário atual, os profissionais de marketing e comunicação assumem um papel crucial: garantir alguma normalidade dos negócios e ter uma boa comunicação em tempos de incerteza, ajudando a assegurar que as empresas continuem a funcionar.

Tédio? Não sei o que é isso!

Outras sugestões do que fazer:

  • Estudar tráfego, SEO, storytelling, copywriting, produção de conteúdo, criar um blog, um cartão de visitas, um site, fazer lives, inscrever-se em plataformas para freelancers, criar um portfólio, atualizar as suas redes sociais, fazer trabalho voluntário, encontrar um parceiro, trocar serviços, pedir depoimentos e indicação de clientes, ajudar os outros a fazer conexões.

Reuni aqui também as minhas 3 iniciativas favoritas de empresas que estão a ajudar a amenizar a situação. Esses são os cursos que eu escolhi fazer:

1. Clip – da Perestroika

A escola anunciou que está a tornar gratuito o curso chamado Clip, sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência. Passamos tantos anos falando na economia colaborativa, chegou a hora da sociedade colaborativa.

2. Ainda não decidi qual curso, mas amo a Casa do Saber

Todo conteúdo da instituição de ensino Casa do Saber terá acesso liberado pelos próximos 30 dias, a partir de 18 de março. O conteúdo abrange masterclasses sobre inteligência artificial, ciência, filosofia, gestão de negócios e outros. 

3. Vou terminar o meu curso de SEO na Udemy

A Udemy deixou 40 cursos gratuitos na área de tecnologia e programação.  Além de já disponibilizar mais de 400 cursos gratuitos.

OBS: Manter-se informada apenas o suficiente

 Os eventos estão a desenrolar com uma velocidade espantosa e o cenário muda diariamente. Precisamos ter conhecimento das atualizações inesperadas e o impacto delas para reformular nossa perspectiva geral e estratégia. Porém, tome cuidado com o overload de informações e separe horários específicos para atualizar-se quanto a crise.

 Se quiser saber quais caminhos são mais seguros, uma das melhores estratégias é olhar para o que as grandes empresas estão a fazer. É provável que eles tenham estudado MUITO antes de tomar uma decisão.

 Superar crises desse tipo exige a capacidade de adaptar-se rapidamente a uma nova realidade e pensar de maneira diferente. Enfrentar um desafio novo e inesperado requer o desenvolvimento de um novo modo de viver.

Por isso, nada de braços cruzados. É hora de trabalhar!

Há uma rachadura em tudo. É assim que a luz entra

L. Cohen

É preciso ter um caos dentro de si, para dar à luz uma estrela cintilante

F. Nietzsche

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *