9 dicas de copywriting para melhorar MUITO os seus conteúdos!

Preciso te revelar uma coisa: a única pessoa que se importa com o seu produto/serviço, é você!😐

Eu sei, eu também senti o tapa na minha cara quando eu li essa frase 😅

Foi uma verdade difícil de engolir, confesso. Mas faz sentido! Um cliente não quer contratar os nossos serviços/produtos ou ler os nossos textos! Ele quer a SOLUÇÃO que a gente oferece. Por isso, no nosso texto, precisamos despertar nele a CURIOSIDADE! 

👉Primeiramente: WTF is Copywriting?
É o conjunto de técnicas aplicadas numa escrita que tem como objetivo uma ação por parte de quem lê o texto. “Fazer uma copy” é o ato de produzir e estruturar um texto (seja uma página pro site, posts nas redes sociais e etc) com o objetivo de guiar a audiência na tomada de uma decisão (pode ser a compra de um produto/serviço, inscrição num evento e etc).

Você PRECISA aprender sobre copy, se:

• Quer impulsionar as suas vendas e conquistar mais clientes (money, money, money)😎

• Deseja produzir conteúdos + atraentes e que tenham + interações

Vamos para as dicas👇

1️⃣TORNE O CONTEÚDO “ESCANEÁNEL” | A leitura dinâmica é MUITO importante! Crie títulos, subtitulos, imagens, textos em negrito, em CAPS LOCK, listas, sublinhadoitálico, alinhados à esquerda…)

2️⃣CRIE UMA “CHAMADA PARA AÇÃO” (CTA) QUE SEJA CLARA | Se o leitor chegar ao final do texto e não souber o que fazer a seguir, you failed! Deixe claro o próximo passo (ação) que deseja que o leitor faça. Para saber mais sobre CTA’s veja as minhas dicas sobre esse assunto.

3️⃣USE BOAS IMAGENS | Copywriting não é apenas sobre escrever. Você precisa quebrar o seu texto com imagens, para manter o interesse do leitor. Grandes blocos de texto são….chatos! Tenho algumas dicas sobre esse assunto aqui.

4️⃣CRIE UM TÍTULO QUE CHAME A ATENÇÃO | O título é a parte mais importante do seu texto. É o que os leitores verão primeiro e você precisa persuadi-los a clicar para ler!

5️⃣TENHA PERSONALIDADE, CONTE UMA HISTÓRIA | Escreva como se estivesse conversando com aquela pessoa. Diga como se sente, fale coisas que perdeu, ganhou, superou. Fale de problemas, vitórias. Crie conteúdos emocionais. Use metáforas para ilustrar conceitos complexos e utilize gírias e expressões do dia a dia. Se quiser saber mais sobre storytelling, veja o meu artigo sobre esse assunto.

6️⃣USE GATILHOS MENTAIS | Eles são as decisões que são tomadas no “piloto automático” para poupar energia do nosso cérebro. Consiste em escolher bem as palavras, expressões, gestos para gerar determinada emoção e ativar os gatilhos na pessoa, dando aquele “empurrãozinho” na tomada de decisão. Existem diversos gatilhos, falei de alguns em outro artigo.

7️⃣MOSTRE DADOS | Estudos, reportagens, números. Mostre porque aquela solução funciona (com depoimentos ou com as suas próprias conquistas)

8️⃣NÃO DESCUIDE NA HORA DA REVISÃO | Corrigir e rever o seu texto é uma parte importantíssima! Nela também surgem ótimas ideias.

9️⃣SIMPLIFIQUE | Tire tudo o que não for necessário. Crie frases e parágrafos curtos.

Antes de começar a sua copy você deve pensar 2 coisas:

  1. Qual é o objetivo dessa copy? (Interação, cliques no link, inscrição na newsletter…)

  2. Qual é a solução que eu vou oferecer?

👉VÍDEO PRA QUEM É DE VÍDEO

• Copywriting: o que não fazer em seus textos

Como vender qualquer coisa sem ser vendedor, com copywriting 

👉TEXTO PRA QUEM É DE TEXTO

6 Copywriting Tips That’ll Keep Readers Eyes Glued to Your Screen

• Copywriting: como criar textos que vendem?

👉PARA OS VICIADOS EM CURSOS:

Neste curso gratuito, você irá aprender as habilidades necessárias para produzir conteúdos incríveis para web

Este curso gratuito aborda desde o conceito de copywrting, passando por exemplos e boas práticas para redigir um conteúdo que converte e é irresistível

Espero que este artigo tenha sido útil ♥

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *