6 gatilhos mentais para influenciar com os seus conteúdos

De acordo com algumas pesquisas, todo ser humano toma até 35.000 decisões por dia 😨

Então, se o nosso cérebro gastar energia com cada uma dessas decisões, ele vai dar TELA AZUL hehe

👉 Para isso que servem os “gatilhos mentais”, que são as decisões tomadas no “piloto automático” para poupar energia do nosso cérebro.

Usar os gatilhos mentais na estratégia de comunicação do seu negócio consiste em escolher bem as palavras, expressões, imagens, cores e gestos para gerar determinada emoção e ativar os gatilhos mentais na pessoa, dando aquele “empurrãozinho” na tomada de decisão.

❌Esse papo de gatilhos mentais não é achismo não, ok?! O campo de estudo que comprova isso chama-se NEUROMARKETING, que é uma área da ciência que tem como objetivo estudar a influência neurológica que determinadas ações de marketing têm no comportamento do consumidor, para criar ações mais efetivas.

Isso quer dizer que o gatilho mental atinge o sistema límbico da pessoa, ou seja, o sistema não-racional, fazendo com que ela tome uma decisão sem ter que pensar muito🤯🤯

Existem dezenas de gatilhos mentais e neste artigo eu escrevi os 6 que considero mais interessantes👇

1️⃣Escassez

Verdade seja dita: Quando percebemos que algo está acabando, tendemos a agir rápido simplesmente porque não queremos perder uma oportunidade.

→ Tenha número de vagas limitadas ou edições limitadas para os seus produtos/serviços.

2️⃣Autoridade

Se as pessoas pensarem “ela parece saber do que fala”, elas eventualmente vão pensar “eu confio nela” e depois “eu poderia comprar dela”. Por isso, mostre que entende do assunto criando conteúdos gratuitos sobre o nicho que você atua😎

3️⃣Similaridade

Não sei se você já percebeu, mas normalmente gostamos de pessoas que são parecidas com a gente. Mesmo que você seja de um sexo ou religião diferente, ao mostrar um ponto de similaridade na sua jornada, você gera conexão!

→ Mostre para o seu público que você é como ele, seja pela sua história de vida ou e até mesmo a forma de vestir.

4️⃣Pertencimento/Comunidade

Todas as pessoas possuem a necessidade de pertencer a um grupo. Por isso, se os seus clientes sentirem que ao comprar o seu produto/serviço podem fazer parte de uma comunidade, eles estarão mais propensos a tomar uma decisão.

→ Ex: Junte-se a milhares de pessoas no mundo que já aprenderam a meditar com essa app.😍

5️⃣Reciprocidade

Temos uma tendência natural a querer retribuir o que nos gera valor de alguma forma. Por isso, é tão importante gerar valor para o cliente.

→ Crie conteúdos gratuitos, comente em publicações de outras contas, responda as mensagens com áudio e usando o nome da pessoa🥰

6️⃣Prova social

“Mãe, mas todo mundo vai….”

Não adianta negar, o “todo mundo” tem a capacidade de, no mínimo, despertar a sua curiosidade. Sempre que vamos comprar algo buscamos por informações sobre o produto/serviço.

→ Incluia na sua estratégia de comunicação: testemunhos, nº de vendas, nº de pessoas que já foram ajudadas e etc

👉Outras dicas

• Inclua sempre uma call to action

Artigo: Como criar conteúdo para as redes sociais, passo a passo

Vídeo sobre a psicologia dos preços

• Estude sobre copywriting e storytelling

Se precisar de alguma ajuda específica, fique a vontade para me mandar uma mensagem  🙂

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *