16 dicas para aumentar a interação nos seus conteúdos

A interação é uma das métricas mais importantes para as redes sociais. Ao aumentar a taxa de interação, o algorítimo entende que o seu conteúdo é de valor, fazendo chegar a mais pessoas.

👉Se o seu seguidor não interage com as suas publicações, talvez ele ainda não esteja muito interessado em adquirir o que você oferece. Ou seja, você precisa de mais: comentários, salvos, enviados, tempo gasto na timeline, envio de mensagens diretas, respostas nos stories e curtidas.

👉Aumentar essas taxas quer dizer que as pessoas estarão mais interessadas no seu pefil e no tipo de conteúdo que publica. Então vamos a algumas ideias de estratégias para aumentar a interação com os seus seguidores:

1️⃣ Publique conteúdos de qualidade

O seu conteúdo ajuda mesmo as pessoas? Como ele acrescenta valor para os que leem? É interessante/atraente? Estimula a interação?🤔

2️⃣Use hashtags nos comentários das suas publicações!

Ao usar uma palavra-chave (no caso, uma #hashtag) todas as pessoas que acompanham aquela #hashtag poderão receber a sua publicação.

3️⃣Faça stories frequentemente

Não importa se é chato ou se você não gosta de fazer, é importante. Se não quiser fazer vídeos tudo bem, mas que seja uma escolha consciente de que é uma excelente estratégia para aumentar a interação com o seu público (porque cria conexão, sendo um fator muito importante para a construção de marca a como autoridade) no meu caso, como não gosto de fazer vídeos, me esforço para publicar conteúdos escritos frequentemente😉

4️⃣Publique em horários específicos

Você não pode publicar no instagram apenas quando se lembrar ou estiver inspirado(a), meu anjo. Vá até as suas estatísticas e veja os melhores dias e horários para fazer as suas publicações. Não existem fórmulas, é preciso testar os melhores horários para o seu público. Testar, medir, testar, mudar…

5️⃣Interaja com outros perfis

Também conhecido como “gatilho da reciprocidade”, temos a tendência de retribuir algo de valor que nos é oferecido. Ou seja, se quer ter comentários, comente em outras publicações, interaja com outras contas. Não adianta querer que façam com você o que você não faz com os outros, né hehe

6️⃣Seja consistente

Você provavelmente já ouviu “Quem não é visto não é lembrado” e “Você só melhorará aquilo que praticar”. Bom, eu concordo bastante. E lembre-se: quanto mais vezes você publicar, maiores são as possibilidades de testar e errar. Assim, terá mais dados mais rápido e com isso pode melhorar a estratégia💪

7️⃣Use os recursos dos stories

Caixinha de perguntas, enquetes, votações, gifs, memes, filtros e outros diversos recursos. Tudo isso aumenta a sua taxa de interação (se usada da forma correta, né…não use os recursos de forma aleatória, pf)

8️⃣Teste!

Sem preguiça! Comece a experimentar novas aborsagens nas legendas, nas fotos, crie memes, teste infográficos, faça posts divertidos…E claro, SEMPRE (sempre mesmo) analise os resultados. Aos poucos você vai começar a perceber o que funciona e o que é uma bosta😹

9️⃣Autenticidade

Não tenha medo de ser você! E lembre-se: as pessoas estão muito ocupadas pensando sobre a própria vida pra ficar prestando atenção nas suas falhas e erros. Além disso, pessoas que estão numa batalha diária de melhoria contínua nunca são aquelas que ficam apontando os erros dos outros. 

🔟Planeje o seu conteúdo

O que você vai publicar, em qual dia e em qual horário? Pense na intenção de todas as publicações. Qual é o objetivo dela? (mais cliques no link? comentários? inscrição na newsletter?). Como você vai acrescentar valor para aquele leitor? 

Para saber como criar conteúdos passo a passo, vê aqui o meu artigo sobre esse tema👀

1️⃣1️⃣Conheça a sua persona

Quais são as necessidades dela? Entregue conteúdos que vão ajudá-la a resolver algum problema. Fica difícil entregar resultado quando você não sabe o que o seu público precisa. Pergunte a eles o que eles precisam, e ofereça isso.

1️⃣2️⃣Compartilhe dados

Acredita em mim, todo mundo adora ver uns dados, métricas, números… (fetiche esquisito, confesso lol)📊 📈

1️⃣3️⃣Crie conteúdo em vídeos

“Casa de ferreiro espeto de pau” rsrs (não me use como exemplo, faça vídeos hehe)

1️⃣4️⃣Crie legendas mais longas🖋🖋

O algorítimo do instagram considera o tempo que os utilizadores ficam no seu post. Ou seja, quanto mais tempo as pessoas passarem lendo o seu texto, maior a probabilidade dele aparecer no feed de outros seguidores, porque o algorítimo entende que o seu conteúdo é de valor (mas não vai exagerar e criar aquele textão gigante, ein)

1️⃣5️⃣Use uma call to action (CTA)

Incentive as pessoas a realizar alguma ação! O que você gostaria que elas fizessem? Se o leitor chegar ao final do texto e não souber o que fazer a seguir, you failed! Deixe claro o próximo passo (ação) que deseja que o leitor faça. Para saber mais sobre CTA’s veja as minhas dicas sobre esse assunto.

1️⃣6️⃣Dedique-se!

Não é tão fácil como parece!! É preciso muitas horas de planejamento, muita criatividade, paciência e inspiração. Muitas horas produzindo e várias outras estudando. Um bom tempo analisando métricas e depois mais tempo pra reestruturar toda a estratégia.

Se tiver alguma dúvida, me diz nos comentários ou envia uma mensagem 😉

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *